segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ornar

Nos últimos anos tenho voltado a minha atenção para as grades de ferro ornamentais, já botaram reparo nelas? São lindas, delicadas, únicas...e super brazucas! Lembram casa de vó, trazem uma saudade gostosa. Quando saio para fotografar por aí, elas não me escapam. Ou sou eu que não escapo delas? O fato é que elas me seduzem. Pesquisando na web cheguei na Urbano Ornamento, da Fernanda Goulart, que está prestes a lançar um livro com uma espécie de inventário gráfico-vetorial das grades ornamentais de Belo Horizonte, coisa mais linda. Com a verticalização das cidades, as casas e suas grades têm dado lugar aos prédios, mas é possível dar novos usos a essas belezuras dentro de casa. Tô doida pra ir num ferro-velho encontrar minha grade-metade e trazer pra casa.
O facebook da Urbano Ornamento para quem quiser conhecer melhor esse trabalho incrível: 
https://www.facebook.com/UrbanoOrnamento

Um dos exemplos de vetorização dos desenhos das grades feito pela Fernanda

Gradil sob a bancada

Enfeite com pedaço de grade

Mão Francesa




 Fotos: http://casa.abril.com.br/materia/a-moradora-que-escolheu-viver-entre-rendas#8




2 comentários:

  1. Livinha, adorei o post! Desde adolescente, quando fiz um "projeto" pro meu primeiro quarto só meu, eu tinha a ideia de fazer um garimpo desses e encontrar algo para compor uma cabeceira para minha cama. Acabei nunca realizando a ideia e voltei a procurar agora pra casa nova. Eu adorei ver outras possibilidades, essa bancada me inspirou muito também. Uma beijoca.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Nath! Quando estive em Maceió vi tantas grades lindas, que essa paixão reascendeu. Faço votos para que você encontre a sua grade-metade <3

    ResponderExcluir